Páginas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O LADO BOM DE NÃO SABER

Uma das coisas mais inteligentes que o ser humano pode saber é que não sabem. Aliás, só é possível caminhar em direção a excelência se você souber que não sabe algumas coisas. Porque há pessoas que, em vez de ter humildade para saber que não sabem, finge que sabe. Pior do que não saber é fingir que sabe. Quando finge que sabe, impede que um planejamento adequado, impede uma ação coletiva eficaz. Por isso, a expressão “ não sei” é um sinal de absoluta inteligência. Essa e uma regra básica da vida; quando se esta no fundo do poço, a primeira coisa que precisa para sair de lá, é parar de cavar. E a pá que continua cavando, ao não saber, fingir que sabe. Fingir para quem? Não existe auto-engano. Isso significa que quando alguém diz “ não sei”, é um sinal de inteligência. Álias, a pessoa humilde é capaz de ter dúvida, e isso é motor da mudança.

Cuidado com gente que não tem dúvida, pois “Tolo não é somente aquele que não crê em nada; mas também aquele que crê em tudo”. Gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, de reinventar, não é capaz de fazer de outro modo. Gente que não tem dúvida só é capaz de repetir. Cuidado com gente cheia de certeza. Num mundo de velocidade e mudança, imagine indivíduos cheios de certeza arrogantes a dificuldade que isso traz para os relacionamentos. Claro, você não pode ser alguém que só tem dúvida, mas não te-las é sinal de tolice. “Será que estou fazendo do melhor modo? Será que isso que creio realmente é assim? Será que aquilo que foi passado mim como verdade realmente é verdade? Será que eu estou certo é todo mundo está errado? Será que estou fazendo aquilo que deve e pode ser feito?”

Só seres que arriscam erram. Não confunda erro com negligência, desatenção e descuido. Ser capaz de arriscar é uma das coisas mais inteligentes para mudar. Você não tem de temes o erro. Tem de temer a negligência, e o descuido. Erro é para ser corrigido não para ser apenas punido. O que se pune é negligência, desatenção e descuidado. Quem inventou a lâmpada elétrica de corrente continua foi Thomas Edison, sabemos. O que nem sempre se tem idéia é que ele fez 1.430 experiência antes de chegar à lâmpada que deram errado. Ele inclusive registrou; inventei 1.430 modos de não fazer a lâmpada. Porque é muito importante também saber o que não fazer. Ele aprendeu que o fracasso não acontece quando se erra, mas quando se desiste face ao erro.

Nenhum ser humano é capaz de fazer tudo certo o tempo todo de todos os modos. Por isso, o indivíduo não conhece alguém quando ele erra, mas quando ele erra e não desiste. E dizem: Há, é por isso que a gente aprende com erros ? Não, a gente não aprende com erros. A gente aprende com a correção dos erros. Se a gente aprendesse com os erros, o melhor método pedagógico seria errar bastante. Num mundo competitivo, para caminhar a excelência é preciso fazer o melhor, no lugar de vez ou outra, contentar-se com o possível. E isso exige humildade e exige que coloquemos em dúvida as praticas que já tínhamos. Porque se as práticas que tinhas e temos nos dia-a-dia fossem suficientes, estaríamos melhores.

Para ser capaz de uma mudança cada vez mais significativa e positiva é necessário ter humildade. Só quem acha que já sabe acaba caindo na armadilha perigosa que é não dar passos adiante. De onde vem à palavra “humildade”? De húmus, que é terra fértil e na origem, significa o “solo sob nós”. Em outras palavras, húmus é o nível em que nós estamos. A palavra “humildade” é a mesma da origem húmus, da qual deriva a palavra “humana”. Isso significa que estamos todos nos mesmo nível. Humildade, humano, húmus- estamos no mesmo nível em relação á nossa dignidade. Existem pessoas que não têm essa percepção, eles não conseguem aproveitar as oportunidades porque não têm humildade.Qual contrário de humildade? Arrogância. Gente arrogante é gente que acha que já sabe, que acha que não precisa aprender, que costuma dizer: “ Há dois modos de fazer as coisas, o meu ou o errado. “Escolha você” não compreendi que “ Compreender com clareza e ter percepção de que a verdade nada tem haver com minhas preferências ou aquilo que eu considero que deveria ocorrer” Brian Magee.

Gente arrogante não ouve discordância e não consegue crescer. Nós somos um animal arrogante. Há pessoas que se recusam à mudança porque acham que já estão prontas. “Pode deixar, eu sei o que eu faço” dizem com relativa freqüência. Arrogância é um perigo porque ela altera inclusive a nossa capacidade de aprender com outro, de entrar em sintonia.