É visto que em Platão não existe uma ciência
física pelo fato de Platão valorizar o “Mundo das idéias”, um mundo que está
além da realidade física. No entanto, a ciência [conhecimento] do mundo
das idéias, pode ser identificada como ciência [conhecimento] metafísica, porém,
o termo correto é transcendente [Aquilo que esta além desta realidade física].
A crítica de Aristóteles a Platão repousa sobre a questão, que aquilo que Platão despreza [realidade
física-mundo sensível] é aquilo que Aristóteles valoriza. Tal
valorização da realidade física intitula e denomina a ciência de Aristóteles de
“Realismo” (Real- ismo), ou seja; Aristóteles volta-se para a realidade
visível, e não para um Idealismo platônico. Aristóteles, na busca de investigar
o mundo físico apresenta a Metafísica.
Tal questão, de inicio parece conflituosa,
visto que em Platão não há uma ciência física, justamente por Platão valorizar
o que esta além da física. Porém, em Aristóteles, o mesmo fundamenta a sua
ciência do mundo físico na “metafísica”. Para Aristóteles, a metafísica, termo
criado por ele, trata das “Primeiras causas”, para Aristóteles, conhecer é
conhecer as causas: “Aquilo que faz que
uma coisa, exista, princípio, origem”.
Tudo que existe, existe por que foi pré antecedido por inúmeras causas; por
isso, que para Aristóteles: “Conhecer é conhecer as causas”. Desta forma, o
mundo físico será compreendido, mediante a compreensão das primeiras causas, ou
seja; a “Metafísica”.
O que explica o mundo físico está na
metafísica, nas primeiras causas [Metafísica], estas primeiras causas
não são visíveis ao olhar físico, pois são as substâncias: “A substância, que vem do grego “ousia” e que
significa “ser” e que alguns chamam de essência, seria basicamente aquilo que
fundamenta as coisas e que teve sua teoria criada basicamente para explicar a
mudança. Para Aristóteles a substância possui quatro características, que
seriam: (a) seria tudo aquilo que não pode ser predicado, (b) aquilo que existe
independente de todo o resto, (c) aquilo que permanece através da mudança e
sendo também (d) aquilo que é a união da matéria e da forma essencial”. Os
fundamentos do fundo físico residem nas substâncias,
e uma vez que a substância, não tem
dimensões físicas, eis a metafísica como fundamento da ciência física de
Aristóteles.