Páginas

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

ARISTÓTELES: METAFÍSICA E MUNDO FÍSICO


É visto que em Platão não existe uma ciência física pelo fato de Platão valorizar o “Mundo das idéias”, um mundo que está além da realidade física. No entanto, a ciência [conhecimento] do mundo das idéias, pode ser identificada como ciência [conhecimento] metafísica, porém, o termo correto é transcendente [Aquilo que esta além desta realidade física]. A crítica de Aristóteles a Platão repousa sobre a questão,  que aquilo que Platão despreza [realidade física-mundo sensível] é aquilo que Aristóteles valoriza. Tal valorização da realidade física intitula e denomina a ciência de Aristóteles de “Realismo” (Real- ismo), ou seja; Aristóteles volta-se para a realidade visível, e não para um Idealismo platônico. Aristóteles, na busca de investigar o mundo físico apresenta a Metafísica.
Tal questão, de inicio parece conflituosa, visto que em Platão não há uma ciência física, justamente por Platão valorizar o que esta além da física. Porém, em Aristóteles, o mesmo fundamenta a sua ciência do mundo físico na “metafísica”. Para Aristóteles, a metafísica, termo criado por ele, trata das “Primeiras causas”, para Aristóteles, conhecer é conhecer as causas: “Aquilo que faz que uma coisa, exista, princípio, origem. Tudo que existe, existe por que foi pré antecedido por inúmeras causas; por isso, que para Aristóteles: “Conhecer é conhecer as causas”. Desta forma, o mundo físico será compreendido, mediante a compreensão das primeiras causas, ou seja; a “Metafísica”.

O que explica o mundo físico está na metafísica, nas primeiras causas [Metafísica], estas primeiras causas não são visíveis ao olhar físico, pois são as substâncias: “A substância, que vem do grego “ousia” e que significa “ser” e que alguns chamam de essência, seria basicamente aquilo que fundamenta as coisas e que teve sua teoria criada basicamente para explicar a mudança. Para Aristóteles a substância possui quatro características, que seriam: (a) seria tudo aquilo que não pode ser predicado, (b) aquilo que existe independente de todo o resto, (c) aquilo que permanece através da mudança e sendo também (d) aquilo que é a união da matéria e da forma essencial”. Os fundamentos do fundo físico residem nas substâncias, e uma vez que a substância, não tem dimensões físicas, eis a metafísica como fundamento da ciência física de Aristóteles.