Como a ideologia socialista faz isso?: “Segundo os socialistas, há, na
verdade, pessoas afortunadas, a quem os céus concederam o privilégio de
possuírem exatamente tendências opostas, para benefício deles e do resto do
mundo. São eles os governantes e os legisladores. Enquanto a humanidade tende
para o mal, eles, os privilegiados, tendem para o bem. Enquanto a humanidade
caminha para as trevas, eles aspiram à luz; enquanto a humanidade é levada para
o vício, eles são atraídos para a virtude. E desde que tenham
decidido que este deve ser o verdadeiro estado das coisas, então exigem o
uso da força a fim de poderem substituir as tendências da raça humana por
suas próprias tendências” [BASTIAT, Frédéric. A lei. São Paulo. 2010.
pg. 30]. Em outras palavras, na ideologia socialista ou semissocialistas,
indivíduos superiores quebram as pernas dos indivíduos inferiores para dar
muleta ao mesmo, e assim, dizer que sem o estado o indivíduo não poderia andar,
fazendo os indivíduos dependentes de suas leis espoliadoras, de seus programas
assistencialistas, paternalista, e de suas pseudos leis de proteção ao
trabalhador. A crítica do socialismo, diz que os direitos dos trabalhadores são
destruídos pelo capitalismo.
No entanto, no liberalismo
econômico/capitalista-Laisses-faire[1](LEC-LF)
o foco da economia não é criar uma economia estatal, intervencionista,
centralizadora, paternalista, assistencialista que faz o indivíduo ser
dependente do estado. No (LEC-LF) busca em primeiro lugar o não
intervencionismo estatal, o quanto muito apenas uma pequena intervenção
denominada de estado mínimo, busca-se a valorização do individualismo, lei de
mercado, liberdade, iniciativa privada, e a propriedade privada, proporcionando
ao indivíduo as condições necessárias para que ele desenvolva todas as suas
capacidades, pois o mesmo tem condição para isso, pois: “Todos os homens são
iguais” John Locke.
A diferença
entre os homens é resultado do mérito e do esforço pessoal de cada indivíduo.
Portanto, percebe-se que no (LEC-LF), possui uma visão meritocrática e individualista da
sociedade. Vamos entender o que significa meritocracia. Aquele indivíduo
que desenvolveu os seus talentos pessoais, aperfeiçoando-os continuamente pelo
estudo e pelo trabalho, com consistência e comprometimento, um dia após o
outro, sem perder a disciplina mesmo em meio às dificuldades, é merecedor de
uma melhor condição na sociedade, pois isso foi conquistado com seu próprio
mérito, com seu próprio esforço, individualmente. E para que isso aconteça, o
indivíduo necessita das condições necessárias, condições estas que o socialismo
ou semi socialismo usurpa, mas que no (LEC-LF) são entregue ao
indivíduo.
Por esta razão, em uma sociedade
de (LEC-LF) os indivíduos tende a
alcançar os resultados dos seus esforços por meio da meritocracia, pois (LEC-LF) já cumpriu sua parte, dando a este
mesmo indivíduo as condições necessárias para o êxito. Portanto, ele sabe que
tudo depende do seu esforço e empenho, por isso, não fica a esperar que o
estado seja paternalista e assistencialista, ação típica da mentalidade
anticapitalista produzida pelo socialismo. O (LEC-LF)
tende a colocar no bolso do indivíduo dinheiro, tende a proporcionar ao
indivíduo uma posição econômica que o indivíduo almejou para si, não com os
esforços de outros, mas com os seus próprios esforços. Quando isso acontece;
quando maior for o número de indivíduos que se tornam independentes
economicamente, menos precisará do estado.
E quanto mais os
indivíduos alcançar sua independência econômica, menor será a atuação do
estado, o que implica em menos paternalismo, menos assistencialismo, menos
leis, menos imposto, e menos sangue sugas no poder sugando o sangue de quem
realmente trabalha e produz. O (LEC-LF)
busca proporcionar ao trabalhador alcançar os resultados satisfatórios do seu
trabalho. Se isso não fosse verdade, não teríamos 2,5 milhões de brasileiros que vivem hoje fora do país em sociedades
de liberalismo econômico/capitalista buscando uma vida melhor que
estes países oferecem. Desta forma, pergunto: Como que o liberalismo
econômico/capitalista não pensa no trabalhador?
LUDWING, V. Mises. A mentalidade anticapitalista. São Paulo, 2010.
BASTIAT, Frédéric. A lei. São
Paulo. 2010
BOHN BAWERK, Eugem Von. A teoria de
exploração do socialismo-comunismo. São Paulo, 2010.
HOPPE, Hans Hermann. Uma Teoria do
socialismo e do capitalismo, São Paulo, 2013